ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

O ICDF é uma instituição filantrópica, privada sem fins lucrativos, ou seja, o hospital não visa à geração de lucros e quando há excedente financeiro, este é reinvestido integralmente na organização.

A Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) é gestão do ICDF, hospital que em 11 anos de história já realizou:

*642.988 Consultas e Exames

*47-587 Procedimentos hemodinâmicos

*23.197 cirurgias

*1680 transplantes

O hospital é conveniado com a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) para realizar atendimento complementar à rede pública, realizando atendimento de alta complexidade cardiovascular e transplantes.  Atualmente, mais de 94% de todos os atendimentos realizados na instituição são voltados à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pagamentos dos atendimentos do SUS são realizados após os serviços já prestados, contas auditadas e aprovadas pela SES/DF. A Instituição realiza sua prestação de contas pelos serviços contratados dentro do prazo legal e possui suas receitas validadas anualmente pelo Ministério Público das Fundações (MPF). Desde 2009 o ICDF sempre teve suas contas aprovadas pelo MP.  

Formam o público alvo da instituição os pacientes portadores de cardiopatias congênitas, valvulopatias, arritmias cardíacas, entre outras doenças cardiológicas, além de pacientes com indicações de transplantes. O hospital atende não somente a população do Distrito Federal, mas das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Saiba mais! informe-se 3451-1000

O hospital foi criado em 2002 para atender uma demanda não apenas do Distrito Federal, mas de todo país, sendo um centro especializado de referência no que diz respeito a procedimentos cardíacos. Até o ano de 2009, era chamado de InCOR-DF e administrado pela Fundação Zerbini, que deixou a administração da unidade em 2009 para se dedicar com exclusividade à gestão do Incor-SP.

O Governo Federal buscou uma solução para não perder a excelente estrutura e continuar o atendimento. Além de recursos humanos e matérias que o hospital dispunha, no primeiro dia do mês de abril de 2009 foi assinado o convênio que designou a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) como nova gestora do agora Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF).

Desta forma, o ICDF, assim como o Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul (ICRS), ambos administrados pela FUC, passou a ser uma instituição de atendimento médico a toda a comunidade, abrangendo o Sistema Único de Saúde (SUS), convênios e atendimento particular.