ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

 

Documento promove integração da rede de atenção entre as duas instituições.

Nessa manhã (10/02) o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) e o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) assinaram Termo de Cooperação, atendendo aos interesses do Sistema Único de Saúde (SUS), com objetivo de promover a integração da rede de atenção em pediatria no DF.

A superintendente do ICDF, Dra. Nubia W. Vieira e Superintendente Executivo do HCB, Dr. Renilson Rehem assinaram o termo que terá vigência de 60 meses e permitirá a ambas as instituições desenvolver planos de trabalho específicos aproveitando a expertise de cada instituição, respeitando as características de cada uma.  Assim, poderão realizar um trabalho interligado buscando a melhoria das condições de saúde da população, especialmente as crianças, usuárias do SUS no DF.

A equipe do Instituto que possui competência em atendimentos de alta complexidade cardiovascular pediátricos, com 2.218 cirurgias cardiopediátricas e 1.751 procedimentos hemodinâmicos realizadas deste 2009, poderá atuar com ensino, visando à qualificação profissional  e desenvolvimento técnico científico de profissionais da área da saúde do Hospital da Criança.

Outro aspecto que o Instituto de Cardiologia é referência em insuficiência cardíaca avançada e transplante cardiopediátrico com resultado expressivo, são 37 transplantes cardiopediátricos realizados desde 2009. Atualmente estamos com 03 crianças em fila aguardando doação de órgão compatível.  "A indicação de transplante cardíaco pediátrico é muito criteriosa e restrita, uma multidisciplinar e equipe médica com experiência é fundamental para a seleção adequada receptores e doadores" afirmou a Dra. Cristina Afiune.   

As ações serão acompanhadas por relatórios de atividades periodicamente, tanto para melhoria e ajustes que se fizerem necessários, quanto para a comprovação dos serviços prestados por ambos.   

Agora as áreas técnicas de cada uma das instituições estão desenvolvendo os planos de trabalho para efetivamente iniciar o atendimento integrado aos pacientes. Para Dra. Nubia Vieira a parceria marca o inicio de um novo formato de atendimento as crianças, “otimizando a linha de cuidado, integrando as áreas e ampliando o acolhimento humanizado” afirmou a superintendente.

Por Anna Virgínia Sousa - DRT/DF 8989

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA 

imprensa@icdf.org.br
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/5596 ou 61.99664-1621 * Plantão