ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: 0800-644-1044
Nesta terça-feira (12/06) comemora-se o dia dos namorados, mas é celebrada também uma data muito importante do coração, o dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita, por isso, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal -ICDF divulga as ações que vem realizando visando melhorias dessa área.
 
A Equipe de cardiologia pediátrica do ICDF vem se reunindo com as equipes da Secretária de Saúde do DF (SES/DF) para implementar um programa integrado de cardiologia fetal e neonatal cujo objetivo é o de ampliar o diagnóstico fetal das cardiopatias congênitas e com isso planejar adequadamente o atendimento ao bebê logo após o seu nascimento. Os profissionais trabalham em conjunto para lançar um protocolo de atendimento que entre outros pontos, defende a realização do diagnóstico precoce de cardiopatia congênita neonatal, ainda durante a gestação, acompanhamento pré-natal por uma equipe especializada, planejamento do parto e atendimento imediato do bebê ume UTI cardíaca neonatal. 
 
Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge durante a formação do coração, o que ocorre nas primeiras 8 semanas de gestação. Segundo dados do Ministério a Saúde, cardiopatia congênita é a terceira maior causa de morte de bebês antes de completar 30 dias, correspondendo a cerca de 10% das causas dos óbitos infantis e 30% das mortes decorrentes de malformações. Estima-se que nasçam cerca de 30 mil bebês com cardiopatia congênita todos os anos no Brasil.
 
A necessidade de ampliar os atendimentos não é exclusiva do DF, uma vez que no Brasil poucos hospitais realizam esse atendimento de alta complexidade. Ainda no relatório do Ministério, verifica-se que somente 69 hospitais no Brasil realizam  cirurgia cardiovascular pediátrica pelo sistema único de saúde-SUS.
 
O ICDF é uma instituição filantrópica de referência em atendimentos de alta complexidade cardiovascular, principalmente nos atendimentos em cardiologia e cirurgia cardíaca pediátrica. Realiza atendimentos de convênios, particular e é conveniada para atendimento de pacientes pelo SUS. Hoje, dispomos de 10 leitos de UTI cardíaca pediátrica, realizando em média 20 cirurgias cardíacas por mês, porém a taxa de ocupação desses leitos é de praticamente 100% e o tempo de espera para internação está prolongado.
 
Visando a melhoria dos atendimentos desses pacientes, o ICDF está empenhado com o projeto de ampliação do número de leitos da UTI cardíaca pediátrica visando aumentar a capacidade de atendimento. No ultimo mês (maio) finalizamos as etapas de documentação e tivemos aprovação das obras de ampliação por parte da vigilância Sanitária. Agora a instituição iniciará o processo de contratação da empresa responsável e iniciará a obra. Com essa ampliação, espera-se aumentar em cerca de 30% a atual capacidade de atendimento. 
 
O ICDF, que atua também com ensino e pesquisa, entende que para mudar esse cenário é necessário também investir em qualificação de profissionais. Nesse sentido, desde o ano de 2016  possui um programa de residência médica em cardiologia pediátrica que visa formar profissionais capacitados para atuar nesta área.
 
O Instituto fará nos próximos dias publicações em redes sociais para alertar os seguidores sobre o dia da cardiopatia congênita e assume o compromisso de dar andamento a todos os projetos desta área para um efetivo aumento e melhoria dos serviços oferecidos. Para a superintendente do ICDF, Dra. Nubia Vieira, o Instituto que é referência em cardiologia, não pode deixar essa data passar em branco. “precisa levar a população a reflexão sobre um assunto tão importante, e principalmente desenvolver ações concretas que possam mudar o cenário que vemos atualmente”, afirmou Dra. Nubia.
 
Mais informações para a imprensa
Anna Virgínia Souza -DRT/DF 8989
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559