ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000

NOTA À IMPRENSA-20.10.2020

 

Informamos que na tarde desta segunda (19/10/2020) houve o pagamento dos salários dos colaboradores do ICDF. Esclarecemos, ainda, que efetuamos o pagamento dos benefícios na data de hoje, os quais serão retomados, em plenitude, nas próximas 48 horas para o Vale Refeição/Alimentação (VR/VA) e até o dia 23/10/2020 para o Vale Transporte (VT).

Sobre o Instituto:

O ICDF é uma instituição filantrópica, privada sem fins lucrativos, ou seja, o hospital não visa à geração de lucros e quando há excedente financeiro, este é reinvestido integralmente na organização.

O hospital é conveniado com a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) para realizar atendimento complementar à rede pública, realizando atendimento de alta complexidade cardiovascular e transplantes.  Atualmente, mais de 94% de todos os atendimentos realizados na instituição são voltados à pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os pagamentos ao ICDF são realizados após os serviços já prestados, contas auditadas e aprovadas pela SES/DF. Destacamos ainda que a prestação de contas pelos serviços contratados é feita sempre dentro do prazo legal e que as receitas desta instituição são validadas anualmente pelo Ministério Público das Fundações. Desde 2009 o ICDF sempre teve suas contas aprovadas pelo MP.

Uma das consequências do enfrentamento a pandemia do novo coronavirus foi o aumento de preços /ou a falta de medicamentos e insumos em todo o país, situação que também afetou mais severamente os hospitais filantrópicos no Brasil, pois, como sabido, esse tipo de entidade não possui um fluxo de caixa robusto para uma situação específica como a pandemia do COVID-19.

Independentemente disso, não há risco de o ICDF encerrar suas atividades, mesmo passando por uma crise financeira agravada pela pandemia. A direção está empenhada, juntamente com a SES/DF em encontrar, o mais rapidamente possível, a solução que o caso requer, retomando, em plenitude, os atendimentos com a qualidade e a segurança de sempre.

Fundação Universitária de Cardiologia - FUC