ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
(61) 3403-5400
Marcação de Consultas/Exames
Tel: 0800-644-1044

A famosa frase de Leonardo da Vinci “os olhos são as janelas da alma” nos leva a refletir sobre os muitos pacientes que tem no transplante de córnea a oportunidade de abrir a janela novamente. Em pouco mais de 4 anos, 182 pacientes realizaram transplante de córnea no ICDF e puderam voltar a enxergar.

O transplante de córnea é indicado para pacientes em que há uma perda da transparência da córnea e a utilização de lentes não é mais uma possibilidade, ou seja, com baixa acuidade visual, que não apresentam melhora com óculos ou lentes de contato.

A doença na córnea pode ocorrer em casos de alterações congênitas ou hereditárias, infecções, traumatismos ou processos inflamatórios e, é necessário a avaliação do médico especialista para confirmar a indicação de transplante de córnea.

Somente este ano, mais de 14 pacientes foram submetidos ao transplante de córnea no ICDF. Na maioria dos casos, o procedimento trata-se de uma cirurgia rápida, com duração média de uma hora, onde normalmente o paciente nem precisa de internação. Tudo vai depender de qual parte da córnea foi danificada e do tamanho da área que precisa ser substituída

Os três principais tipos de procedimentos para esta cirurgia são: Ceratoplastia Penetrant (mais comum, trata-se do transplante da córnea completo), Transplante Lamelar (transplante parcial da córnea) e o Ceratoplastia Endotelial (substituição da parte mais profunda da córnea).

 O tempo de recuperação para que sua visão volte ao normal após o transplante depende de qual tipo de procedimento foi feito. Num procedimento mais superficial nas camadas externas, pode levar cerca de duas semanas para que a visão volte ao normal. Já num transplante completo da córnea, pode levar até dois anos. Em ambos os casos, o paciente deverá ir regularmente ao oftalmologista para fazer revisões e acompanhamento do processo de recuperação.

Os pacientes que possuem indicação para o transplante de córnea e tem interesse em ser acompanhados no programa de transplantes do ICDF, que é referência na região, podem agendar uma consulta pelos telefones 61.3403-5485 ou 61.3403-5582  (atendimento das 8h às 17h), ou pode enviar um e-mail para transplanteicdf@icdf.org.br

 

Mais informações para a imprensa
Anna Virgínia Souza -DRT/DF 8989
Assessoria de Comunicação - ICDF
61. 3403-5496/559