ICDF- Instituto de Cardiologia do Distrito Federal FUC- Fundação Universitária de Cardiologia
61. 3403-5400 - Geral / 61. 3403-5596 - SAC
Marcação de Consultas/Exames
Tel: (61) 3451-1000 Central de Marcações
27/08/2021
Dia do Psicólogo: conheça um pouco do trabalho realizado no ICDF

Hoje, 27 de agosto, é comemorado no Brasil o dia do Psicólogo. 
Nesta importante data, vamos parabenizar todos os profissionais da área e aproveitar para conhecer um pouco da rotina da Equipe de Psicologia do ICDF?
Nosso quadro, atualmente,  é composto pelas Psicólogas Anabel Saboia e Mayara Araújo, ambas especialistas em Psicologia Hospitalar.
Algumas das atividades exercidas pela equipe são: avaliação psicológica ambulatorial dos pacientes pré e pós-transplante, psicoeducação, manejo de ansiedade e acompanhamento durante o período de hospitalização.

leia mais
23/08/2021
Síria recebe orgão brasileiro

A doação de órgãos não tem fronteiras. Hajah Alhanna, 62 anos, é de Damasco, capital da Síria, no Oriente Médio. Mora no Brasil há seis anos, em Caldas Novas-GO, com uma parte da sua família, mas não fala português.  Ela acabou de se submeter a um transplante hepático no Instituto de Cardiologia do Distrito Federal.

leia mais
19/08/2021
Secretária Nacional da Família visita ICDF

“A qualidade do trabalho, do ambiente, da limpeza, das relações humanas, mostra como o Instituto foca em cada pessoa e também em suas famílias”. Com essas palavras, a Secretária Nacional da Família, Ângela Gandra, encerrou a sua primeira visita ao Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, na última quarta-feira, 18.

A Secretária fez questão de parabenizar não só a diretoria, mas toda a equipe do ICDF pelo comprometimento e pelo trabalho realizado em prol da sociedade.

leia mais
13/08/2021
ICDF coparticipa de pesquisa inédita publicada no JAMA

Na última semana, o Instituto de cardiologia do Distrito Federal comemorou a publicação no The Journal of the American Medical Association – JAMA, no dia 10 de Agosto, do BaSICS, um estudo randomizado, multicêntrico, baseado em registro de dados, para comparar a eficácia de  tratamentos, do qual o Instituto atuou como centro coparticipante.


A pesquisa inédita apontou que a substituição do uso de cloreto de sódio 0,9% – o popular soro fisiológico – por uma solução cristaloide balanceada utilizada para expansão plasmática (Plasma-Lyte ®️) não diminui a mortalidade em 90 dias em pacientes críticos internados em UTIs.

leia mais
11/08/2021
ICDF inaugura novos leitos de UTI

Na manhã desta terça-feira, 10, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal – ICDF inaugurou a sua  nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A nova Unidade de Terapia Intensiva do ICDF conta com onze leitos, prontos para receber, principalmente, os pacientes pré ou pós-cirúrgicos, sendo dois deles com capacidade de isolamento. Todos possuem monitorização central, respiradores, adultos, pediátricos e neonatais, pontos para a realização de hemodiálise, e demais equipamentos necessários a uma UTI de alta complexidade em cardiologia e transplantes.

leia mais
05/08/2021
ICDF apoia aleitamento materno

A Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) é celebrada de 1º a 7 de agosto, em 120 países, com o intuito de promover e aumentar o apoio à amamentação.  Oficialmente estabelecida pela OMS / UNICEF em 1992, a cada ano, trabalha com um tema diferente, definido pela Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (WABA).

leia mais
03/08/2021
Transplante renal intervivos: sobrinha doa rim para tia no ICDF

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal realizou na última sexta-feira, 30, o décimo transplante renal intervivos de 2021. A receptora, Rosita Barbosa de Brito Rodrigues, de 53 anos, recebeu da sobrinha, Zenaide Severino Barbosa, de 41 anos, um dos rins, transplantado pela nefrologista e coordenadora do programa de  transplante renal do ICDF, Helen Siqueira.

leia mais
02/08/2021
Criança de seis anos recebe novo coração no ICDF

Na madrugada do dia 27, a equipe de transplante do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) tomou conhecimento de uma possível  oferta do coração de uma criança de dois anos, de Belo Horizonte. 


Momento de dor para uma família, mas esperança para uma outra criança com a possibilidade de uma vida inteira pela frente. Essa nova chance veio para Jean Farias Santos, de 6 anos, paciente com insuficiência cardíaca grave, com alto risco de mortalidade, em lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes, há 61 dias.


 

leia mais